Muitas vezes a manutenção de uma equipe de T.I. interna gera alto custo para a empresa, pois depende de tecnologia e de muitos treinamentos, por isso, diversas organizações já têm seu setor de T.I. terceirizado.
Help desk é um serviço de atendimento ao cliente, muito utilizado no setor de Tecnologia da Informação (T.I.), que centraliza as solicitações de atendimento. É um sistema de primeiro nível de atendimento ao cliente, que permite que os clientes resolvam seus problemas através de um método online e mais interativo. Ele funciona como um suporte técnico para as áreas ligadas à computação.
Assim, o colaborador da empresa contratante, quando tem algum problema, abre um chamado para a equipe de T.I., que soluciona o problema.
Alguns problemas comuns são: não conseguir acesso à Internet ou à rede interna da empresa, a impressora não estar funcionando etc.
As questões trabalhadas no help desk são problemas de baixa complexidade e, por isso, também são chamadas de "primeiro nível de atendimento" e pode ser feito de forma virtual.
O segundo nível de atendimento é chamado Service Desk para maiores complexidades e pode demandar a presença física do técnico.